top of page

6 dicas para escolher as melhores pousadas para turismo rural

Viajar é sempre muito bom. É quando conseguimos recarregar as energias, ficar em contato com outras culturas e conhecer uma nova gastronomia, por exemplo.


Mas, para qualquer viagem, seja ela de dois dias ou um mês, é preciso muito planejamento. É necessário analisar onde se hospedar, como será o traslado, as opções de alimentação, distância entre os pontos turísticos e muito mais.


É por meio de um bom planejamento, que é possível aproveitar muito bem a viagem e não correr riscos com imprevistos.


Cada vez mais as pessoas têm optado pelo turismo rural. Isso porque, a atividade realmente promove o relaxamento, que se desligue da rotina atribulada do dia-a-dia, além do contato com a natureza.


Hoje, o interior conta com diversas pousadas e hotéis fazendas com completa estrutura para receber os turistas. Não apenas se falando em conforto e comodidade, mas também na gama de atividades disponíveis para prática como trilhas, passeios a cavalo, pescaria, cachoeiras, entre outras.


Neste post, vamos te ajudar a escolher a melhor pousada para o turismo rural. Acompanhe!



1. Crie uma lista de prioridades


Antes de começar a pesquisar os lugares para se hospedar, crie uma lista de prioridades. Nela, liste tudo que é indispensável para seus dias de folga, como:


atrações;

alimentação;

comodidade;

localização;

piscinas;

atividades noturnas.


A lista de prioridades serve para você eliminar opções que não se encaixam no tipo de hospedagem que você procura bem como adicionar outros hotéis ou pousadas na sua lista. Assim, a sua busca fica muito mais fácil, até porque os vários sites tem filtros, que o ajudam a definir muito melhor o seu perfil de busca.



2. Busque informações em sites especializados


Não há informação que não esteja na internet hoje. E, para o turista, a vida fica muito mais fácil ao programar sua viagem. Isso porque, existem diversos sites especializados, que ajudam na pesquisa de informações sobre os locais de interesse.


Um dos mais utilizados e recomendados é o TripAdvisor. Nele, há informações de todos os locais do mundo, não só hotéis e pousadas, mas como também atrações turísticas, restaurantes, bares, baladas e muito mais. O site conta com fotos, depoimentos e avaliações dos lugares, feitos pelos turistas, o que facilita muito a tomada de decisão sobre a hospedagem ou visita a determinado lugar.


Sites com Booking.com e Airbnb, também são boas fontes de consulta, análise de preços e avaliações dos turistas sobre respectivo lugar. Os sites oficiais das pousadas também são boas fontes de consulta, mas não se deixe levar apenas pelas fotos e comentários do canal, pois na maioria das vezes são sempre direcionados para passar uma boa impressão do local.



3. Localização


A localização é um dos pontos mais importantes ao planejar uma viagem. Afinal, é ela quem define os custos de hospedagem, como afeta a sua mobilidade e visita a demais lugares onde estiver.


De maneira geral, a localização da melhor hospedagem da sua viagem deve estar de acordo com o que você procura e, para isso, o ideal é avaliar os seguintes itens:


  • Distância entre local de desembarque (seja e caso de viagens de avião ou ônibus) e hospedagem;

  • Facilidade em encontrar a pousada;

  • Pontos de interesse mais próximos ou distantes da pousada;

  • Facilidade em encontrar meios de locomoção próximos a pousada;

  • Estabelecimentos comerciais próximos, como lojas, restaurantes, bares, baladas;

  • A ideia é avaliar os itens de acordo com o seu interesse de viagem bem como o seu objetivo de sair do hotel e ir para outros lugares durante a sua estadia ou não.


Analise muito bem o que você pretende com a viagem e assim defina a sua melhor localização. Lembre-se de aliar tudo ao custo benefício. Muitas vezes pagar mais barato pela hospedagem, pode fazer você gastar muito mais com deslocamento, devido à distância dos locais que deseja visitar, por exemplo.



4. Quartos


As pousadas possuem uma infinidade de formatos e proporcionam experiências diferentes em qualquer lugar que estiver. Elas podem ser casas grandes, com diversos quartos, com banheiros, vista para a paisagem. Como também podem ser chalés individuais, com áreas e comum para café da manhã, sala de jogos, piscinas e etc.


Quando for escolher sua pousada, fique atento a todos esses pontos. Veja fotos dos quartos, banheiros, áreas em comum, para analisar se estão de acordo com suas necessidades.


Confira também a questão da limpeza dos quartos, se eles também possuem roupa de cama a vontade e amenidades para banheiro. Tudo isso vai definir o que você precisar levar para a viagem.



5. Serviços inclusos na diária


Antes de fechar a sua reserva, conheça os serviços inclusos em sua diária. Normalmente, as pousadas contam com café da manhã inclusos, mas as demais refeições são cobradas a parte.


Se você pretende ficar só na pousada durante os dias de folga, verifique todos esses custos e a possibilidade de fechar pacotes para os dias.


Isso vale também para as atrações do local. Muitas vezes elas não estão inclusas nas diárias e isso pode não ficar claro nos sites de busca.


Verifique também como funciona o estacionamento, se ele é coberto, se é pago, etc. Assim, independente de ir com seu carro ou alugar um, você tem noção sobre segurança e custos.


O custo benefício é uma ideia muito válida na hora de saber como escolher a melhor pousada e só vai funcionar depois que você avaliar os objetivos, prioridades e até a região onde quer ficar.



6. Tire todas as suas dúvidas


Mesmo com todas as pesquisas, buscas de informações em sites especializados e indicação de amigos, se ainda restarem dúvidas, não exite em entrar em contato com a pousada.

Sempre existem algumas informações que podem parecer confusas ou exageradas e a melhor resposta é conversar com a equipe da pousada para saber o que esperar da sua acomodação.


Com um bom planejamento, com certeza seus dias de folga serão memoráveis. Se você pretende conhecer o interior do Rio de Janeiro, confira o nosso post com dicas de roteiro na região de Valença.


430 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page