top of page
  • Foto do escritorBruna Wagner

7 cidades para conhecer no interior do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é o destino preferido da maioria dos turistas. A Cidade Maravilhosa é mesmo muito badalada e tem opções para todos os gostos. Mas, o estado tem 92 cidades, que possuem as mais diversas paisagens.


Entre cidades históricas, serranas e praianas, é possível aproveitar cada momento da viagem em torno da natureza. Além disso, as cidades têm atividades e atrações que atendem os mais diversos públicos.


Neste post, você vai conhecer 7 cidades para visitar no interior do Rio de Janeiro. Acompanhe!



1. Valença


Valença é uma cidade que está no Vale do Café e tem alto potencial turístico. O local é uma cidade história, com museus e praças que recontam a história do café no Brasil.


Além disso, possui diversos rios e cachoeiras, como a Cachoeira São Fernando. Ela tem 18 metros de altura, conta com água cristalina, bom espaço para banho e dois balneários.


A cidade também tem duas áreas de preservação. Elas tem o objetivo de preservar a flora e

fauna do ecossistema da região e podem ser visitadas. Também possui diversas fazendas históricas, que abrem as portas para visitantes e também contam com hospedagem.


Também vale a pena visitar o distrito de Conservatória, muito famoso pelas suas serenatas. O local é até conhecido por ser a Capital das Serestas. Elas acontecem nas sextas e sábados, iniciando às 23h e seguindo noite adentro.



2. Paty do Alferes


A cidade de Paty do Alferes é considerada uma das principais no estado, devido a sua relevância na colonização do Vale do Café.


O local tem sua economia baseada na agricultura e produção de leite. A partir disso, município conta com um grande evento anual, que é a Festa do Tomate. Ela acontece durante a semana do feriado de Corpus Christi e tem várias atividades, como o Concurso Leiteiro, de Qualidade do Tomate e concursos de culinária.


Em visita a cidade, ainda vale a pena passar pelo Museu da Cachaça e conhecer a história da bebida, assim como degustar seus vários sabores.



3. Rio das Flores


Rio das Flores tem uma estrutura muito parecida com Valença. O município conta com vários atrativos culturais e históricos.


Um dos lugares mais visitados na cidade, é a Fazenda União. Ela foi construída em 1836 e pertencia ao Visconde de Rio Preto. O local ainda tem várias coleções de arte sacra e peças do século 19, que eram pertencentes à Imperatriz Leopoldina e Dom João I.


A fazenda é um hotel de luxo e também recebe visitas, mediante agendamento, todas as quintas.


Outro ponto turístico, é a Matriz de Santa Teresa D’Ávila, construída em 1855. A igreja ainda possui todo o estilo da época, e nela foram batizados Santos Dumont e sua irmã.


Além das trilhas e cachoeiras, também é importante conhecer o Mirante da Boa Vista, que tem uma linda vista panorâmica.



4. Vassouras


Vassouras fica a duas horas de carro do Rio de Janeiro. É uma cidade que abriga construções coloniais do tempo do Império, como a casa de Câmara e Cadeira, Casa de Cultura e residência do Barão de Ribeirão.


A Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que foi construída em 1828, conta com encenações que relembram o tempo do Império. O local também serve para locação de novelas e filmes e cenas de Presença de Anita, foram feitas na igreja.


A cidade ainda conta com fazendas e museus históricos, que recebem visitantes mediante agendamento prévio. O município também é muito procurado por suas riqueza naturais, por suas cachoeiras e trilhas.



5. Miguel Pereira


Miguel Pereira é o lugar ideal para bons dias de descanso e lazer. As principais atrações da cidade são as cachoeiras com águas cristalinas, como a das Andorinhas, Sete Quedas e Monte Líbano.


No Lago Barão de Javary, é possível aproveitar os passeios de charrete e pedalinhos, aproveitando a paisagem. Se você busca uma atividade mais radical, é possível fazer um voo livre a 950 metros do mar e para isso, é preciso ir ao Morro do Parapente.


A cidade conta com outras atividades radicais também, como motocross, mountain bike e paraglider.


Para os amantes de boa comida e doces, Miguel Pereira também é um ótimo roteiro. O destaque é para os chocolates artesanais, de vários sabores e tipos.



6. Nova Friburgo


Nova Friburgo é uma ótima opção de passeio pelo interior. Esta, que é uma das cidades mais frias do Rio de Janeiro, possui a maior rede hoteleira do interior do estado.


Por carregar grande influência alemã e suíça, possui uma rica gastronomia, assim como grandes festivais durante o ano. Alguns deles são o de Inverno, de Queijos e Vinhos e Cervejas.


Para quem gosta de praticar ecoturismo, o município também é muito indicado, por suas opções de trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Lumiar e São Pedro da Serra, são dois distritos que oferecem diversas atividades, mas principalmente mais de 30 trilhas. Estas, podem ser feitas de jipe, moto, bicicleta ou mesmo a pé.



7. Teresópolis


Teresópolis fica apenas 96 km de distância do Rio de Janeiro. Também é uma cidade de clima frio, que tem uma rica história e arquitetura colonial.


O lugar foi escolhido para sediar o Centro de Treinamento da seleção brasileira, justamente pelo seu clima ameno. O espaço recebe visitas o ano todo de turistas.


Mas, outro ponto turístico muito procurado, é a Serra dos Órgãos. Ela fica a 1692 metros de altitude e é um dos cartões postais do estado. Além disso, é um dos principais lugares para a prática de esportes de montanha, como rapel e escalada. O parque ainda conta com mais de 200 km de trilhas, com todos os níveis de dificuldade.


O município também abriga uma das maiores feiras a céu aberto, que é a Feirinha do Alto. Lá, é possível encontrar o artesanato local, além de produtos de moda.


Viu só quantas lugares exuberantes são possíveis visitar pelo Rio de Janeiro? Aproveite e comece agora mesmo a planejar seu roteiro de viagem pelo interior do estado.


Conheça todas opções de hospedagem na Fazenda São Fernando clicando aqui.



14.964 visualizações0 comentário
bottom of page