10 cuidados ao fazer passeios em cachoeiras

A temporada de calor é ideal para visitar cachoeiras. O Brasil, com o seu vasto território de belezas naturais, possui cachoeiras incríveis de norte a sul.


Programar um roteiro de férias ou mesmo de dias de folga em trilhas e cachoeiras, é ideal para relaxar e se conectar com a natureza. Além disso, em épocas de alta temporada, ainda é possível fugir do trânsito, das praias lotadas e das filas nos restaurantes.


Mas, para aproveitar bem os dias de descanso junto à natureza, é preciso tomar alguns cuidados bem importantes. Neste post, separamos algumas dicas de cuidados ao fazer passeios em cachoeiras. Acompanhe!



1. Faça pesquisas sobre a cachoeira e região


Como em qualquer viagem ou passeio, é de extrema importância fazer um bom planejamento. E, isso inclui pesquisar muito sobre o lugar a ser visitado. Existem diversos sites que contém muita informação sobre as cachoeiras espalhadas no nosso país.


Ao pesquisar, verifique como chegar ao local, o grau de dificuldade das trilhas até a cachoeira, se o espaço tem permissão para banho, se existe a cobrança de ingressos ou mesmo agendamento prévio para a visita.


É importante também, conferir se o lugar possui sinal de celular, caso haja qualquer imprevisto no passeio. Assim, você fica muito mais preparado para aproveitar o passeio, sem surpresas e até decepções.



2. Organize uma mochila para o passeio


Normalmente os passeios em cachoeiras têm duração de um dia. Mesmo assim, é bem importante preparar um mochila para o passeio.


Nela, é preciso ter roupas adequadas para o passeio para trocar após o banho, toalhas, produtos de higiene pessoal e até um kit de primeiros socorros.


Além disso, lembre-se de levar água, sucos e comidas leves (de preferência que não precisem de cozimento). Pode apostar que a caminhada e o banho vão dar bastante sede e aquela fominha. Leve também sacos plásticos, para recolher o lixo do local.


Com certeza, você vai querer tirar muitas fotos do passeio. Então, lembre-se de carregar sua câmera e ter seu smartphone com bateria, para garantir todas as lembranças do passeio.



3. Use protetor solar e repelente


Pode ser que em meio à natureza você não sinta tanto a ação do sol. Mas, o protetor solar é de extrema importância nos passeios. Assim, você evita aquelas queimaduras e até uma insolação.


Em meio à mata, existem diversos insetos que podem causar desconforto durante o trajeto. Para manter os mosquitos afastados, lembre-se de usar um bom repelente. Ainda mais, se você tiver alergia a algum tipo de picada de inseto.



4. Evite usar chinelos


Os chinelos não são os calçados mais adequados para fazer um passeio até a cachoeira. Eles são escorregadios e provocam tombos, que podem estragar sua folga.


Durante a trilha use um tênis ou mesmo botas para a caminhada. Nas cachoeiras, use calçados apropriados para a água, com solados emborrachados. Isso porque, nelas existem muitas pedras lisas, que podem acarretar quedas.


Além disso, os terrenos podem ser lamacentos e o chinelo pode grudar na terra, fazendo com que perca seu calçado. Ao entrar na cachoeira calçando eles, os mesmos também podem ser levados pela corredeira.


5. Confira a temperatura da água


Antes de dar aquele mergulho, confira a temperatura da água. Ela é sempre mais baixa nas cachoeiras, devido sua circulação corrente.


Ao entrar na cachoeira, molhe os pés, pulsos, pescoço e vá se habituando com a temperatura. Depois disso, entre aos poucos na água, para ir acostumar o corpo com calma.


Assim, você evita um grande choque térmico e riscos à saúde.


6. Confira a profundidade da água


Mesmo que você conheça a cachoeira, antes de mergulhar, sempre confira a profundidade da água. Com o tempo, as pedras mudam de lugar e poços que não existiam, podem ter se criado ao longo do tempo.


Sempre entre com calma na cachoeira, conferindo o terreno, até onde dá pé e é seguro nadar. Todo cuidado é pouco, para se evitar acidentes durante o passeio.


Além disso, evite mergulhar de cabeça. Nunca se sabe onde pode ter uma pedra, galhos ou objetos cortantes dentro da água.


7. Não visite cachoeiras em dias chuvosos


Durante o verão, as chuvas são repentinas. Se estiver em uma cachoeira, e perceber o tempo mudando, comece a retornar do passeio.


Com a chuva, o volume de água pode subir muito rápido e formar uma forte correnteza. Esse fenômeno é chamado de tromba d’água e é responsável por inúmeros afogamentos em rios e cachoeiras.


Ao planejar o passeio, sempre confira a previsão do tempo. Se há possibilidade de chuva, o mais recomendado é que não visite cachoeiras. Além das trombas d’água, o terreno das trilhas pode ficar muito liso e perigoso de ser percorrido.



8. Cuidado com os obstáculos naturais


Ao fazer a caminhada para se chegar no destino, é preciso tomar alguns cuidados. Sempre ande com calma, verificando onde pisa. Quando necessário, se apoie com as mãos e pernas e passe devagar por obstáculos que surgirem no caminho.


Ao mesmo tempo, ao andar na cachoeira, cuide bem onde pisa. Antes de colocar todo o peso do corpo na passada, confira se o local está seguro e aguenta seu peso. Sempre use as mãos para se manter apoiado e se preciso, se agache para fazer a travessia.


Assim, você evita tombos e lesões desnecessárias.



9. Fique de olho nas crianças


As crianças por natureza se empolgam com passeios, principalmente àqueles que envolvem banhos em água fresca.


Ao chegar no local, procure um ponto seguro onde elas podem brincar na água. Sempre fique perto delas ao percorrer as trilhas e locais onde se precisa de mais cuidado ao atravessar.



10. Evite o consumo de bebidas alcoólicas


O uso de bebidas alcoólicas diminui os reflexos, assim como sua razão. Para não correr riscos, sofrer lesões ou mesmo estragar seu passeio, evite beber.


Separe a sua bebida para depois da trilha, quando voltar para seu hotel ou mesmo casa. As cachoeiras e o contato com a natureza tem tantos atrativos, que você não vai precisar ter mais um: a bebida.


Esperamos ter ajudado você a se preparar para seu passeio. Agora é só aproveitar!



0 visualização

Estrada Coronel Cardosos s/n°

Conservatória/Valença- Rio de Janeiro

Siga-nos

 

  • Face Fazenda São Fernando
  • Instagram FSF
  • apple-touch-icon
  • @fazsao_fernando
  • Branca Ícone LinkedIn

Menu

Receba as nossas novidades

  • Facebook FSF
  • Instagram FSF
  • @fazsao_fernando
  • Branca Ícone LinkedIn