top of page
  • Foto do escritorBruna Wagner

5 destinos para praticar o turismo rural no Brasil

O turismo rural vem em uma crescente no Brasil nos últimos anos. Apesar da atividade ser desenvolvida no país desde os anos 1980, é recente a procura por essa modalidade de turismo.


Isso se deve ao crescimento urbano. Hoje, as cidades estão infladas e as pessoas cada vez mais ocupadas em suas rotinas de trabalho, estudo, filhos, entre outras responsabilidades.

E, para fugir de toda essa rotina, uma das alternativas é o turismo rural. Com ele, é possível ter contato com a natureza, uma alimentação mais saudável e ainda é fonte de experiências cultural e sociais.


Neste post, vamos te ajudar a entender o que é o turismo rural, porque ele é importante e dicas de lugares para visitar. Confira!



O que é turismo rural?


Segundo o Ministério do Turismo, o turismo rural se define como “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.


O turismo rural como conhecemos já existe há algum tempo. Ele surgiu na Europa, em 1950, quando se pensou em uma estratégia de valorizar a vida no campo.

A prática começou a se desenvolver no Brasil, em 1980, em Lages (SC). Esta que foi a primeira capital catarinense e até hoje é um dos destinos muito procurados para o turismo rural.


Aos poucos, a atividade se expandiu em todo o país e pode se dizer que todos os estados possuem boas opções de turismo rural. Nesses lugares, se encontra muito conforto, contato com a natureza e atividades de lazer e culturais.


Além disso, tanto a história como geografia do país, permitem experiências únicas ao turista que procura esse formato de atividade. Normalmente, o que se busca com o turismo rural é: o simples, autêntico, conhecimento, alimentação, entre outros.


Por que o turismo rural é importante?


O turismo rural se tornou uma importante fonte de renda para quem investe na atividade. Ao mesmo tempo, também ajuda a evitar o êxodo rural. Cada vez mais pessoas tem procurado no campo oportunidades de investimento, e acaba encontrando grandes oportunidades no turismo.


Outro ponto importante, é a preservação do patrimônio cultural, como no caso de hotéis fazenda. Normalmente, esses locais são parte da história viva do país, das épocas do Brasil Império e Ciclo do Café.


Também ajuda na preservação da natureza, das práticas da agricultura familiar e de subsistência. Da mesma forma, a atividade ainda contribui com a circulação de capital e arrecadação de impostos.


5 destinos para praticar turismo rural no país


O Brasil é privilegiado por natureza. De norte a sul, não faltam paisagens e locais que permitam a prática do turismo rural.


São vários os hotéis fazenda espalhados no país, que oferecem conforto e lazer, com atividades na natureza. Seja para ler um livro deitado na rede ou passeando a cavalo pelas paisagens, o turismo rural proporciona boas experiências ao turista.

Confira 5 destinos para praticar o turismo rural:


Valença (RJ)


Valença é uma cidade que está no Vale do Café, no Rio de Janeiro e tem alto potencial turístico.O local é uma cidade história, com museus e praças que recontam a história do café no Brasil.


Além disso, possui diversos rios e cachoeiras, como a Cachoeira São Fernando. Ela tem 18 metros de altura, conta com água cristalina, bom espaço para banho e dois balneários.

A cidade também tem duas áreas de preservação. Elas tem o objetivo de preservar a flora e

fauna do ecossistema da região e podem ser visitadas.


Também possui diversas fazendas históricas, que abrem as portas para visitantes e

também contam com hospedagem.


Bento Gonçalves (RS)


Bento Gonçalves é uma das cidades que compõem o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. O local foi formado por imigrantes italianos e é o destino indicado para todos os turistas que apreciam bons vinhos.


A cidade conta com diversas propriedades que são abertas ao público e possuem degustação dos vinhos produzidos no local.


Um dos locais de visitação obrigatório é o parque Temático Epopeia Italiana. Lá, é possível conhecer um pouco mais da história da cidade e adaptação dos imigrantes ao lugar, em um espaço de mais de dois mil metros quadrados.


Além disso, o que também chama a atenção dos turistas, é a gastronomia típica, assim como a natureza. Bento Gonçalves possui muitos rios, vales, cânions e cachoeiras, proporcionando várias atividades de lazer e cultura.


Gravatá (PE)


Pode parecer impensável no nordeste do país, uma cidade fazer frio como no sul, não é mesmo? Pois é, isso é bem possível em uma cidade chamada Gravatá, no Pernambuco.

O município fica localizado bem ao alto da Serra das Russas, onde a temperatura máxima é de 22ºC e a mínima à noite, de 10ºC.


Esta é uma boa oportunidade de aproveitar as pousadas e hoteis em meio às paisagens naturais, com cachoeiras e piscinas naturais. Um ponto turístico famoso da região é a estátua do Cristo Redentor, que fica no Alto Cruzeiro.


Atibaia (SP)


Atibaia é conhecida por ser uma grande produtora de frutas. No local, são cultivados diversos tipos de frutas, mas o mais comum é o morango.


A cidade conta com dois grandes circuitos, que são o das Frutas e Entre Serras e Águas. Além disso, o município possui lindas serras, que convidam a fazer caminhadas.


Além disso, os hoteis e pousadas proporcionam espaços amplos, com atividades como cavalgadas, colheita de frutas, caminhadas e trilhas. Além disso, oferecem café colonial com produtos típicos da região.


Ilhéus (BA)


Quando se pensa em Ilhéus, ou mesmo no estado da Bahia, o que vem primeiro em mente são as belas praias. Mas, a cidade conta com paisagens rurais muito ricas e uma das regiões que se destaca é a Costa do Cacau.


No local é possível passear por trilhas, cachoeiras e fazendas antigas de produção de cacau. O local remonta a história do Brasil agrário, em um passeio pela Estrada do Chocolate.


Além disso, no roteiro é possível também conhecer áreas de preservação em meio à Mata Atlântica e praias isoladas da cidade. Ao mesmo tempo, provar a culinária típica da Bahia.


Quer receber 20 Dicas de Passeio no Vale do Rio Preto? Clique e confira nosso Guia gratuito.

202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page