4 dicas para produtores rurais ter sucesso na produção

O agronegócio é um dos setores da economia que mais tem relevância no Brasil. Afinal, segundo um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2015, 70% de todos os alimentos que chegavam a mesa da população, tinham origem da agricultura familiar.


Até hoje, a maioria dos produtos que são vendidos interna e externamente, vem de pequenos e médios produtores rurais. Como qualquer outro negócio, quem investe no campo, também tem diversos desafios para ter boa rentabilidade com sua produção.


Engana-se quem pensa que os produtores rurais ainda usam métodos muito antigos em suas lavouras. Atualmente, existem diversas tecnologias que ajudam o trabalhador do campo desde a ter mais controle de sua produção, até a ter mais lucratividade com seu negócio.


Neste post, vamos te dar 4 dicas para ter mais sucesso em sua produção. Acompanhe!



1- Descubra os melhores plantios e como comercializá-los


Muitas vezes, quando toda a produção é feita pela agricultura familiar, existem costumes que vem de outras gerações.


Normalmente, se mantém o costume de permanecer produzindo determinados tipos cultura. Isso porque, já se conhece as técnicas e até mesmo se tem uma boa cartela de clientes para aquele determinado produto.


Mas, as necessidades de consumo mudam de tempos em tempos e é preciso se manter atualizado ao que o mercado traz como tendência. Além disso, é preciso pensar na ampliação da produção, para aumentar as possibilidades negócio.


Muitas vezes, é necessário pensar também em arrendar outras terras, visando novas culturas e comércio.


Porém, antes de sair cultivando outros produtos ou mesmo investindo em novos talhões, é preciso analisar alguns pontos importantes:


Minhas atuais culturais ainda são rentáveis para meu negócio?

Novas culturas podem trazer lucro? Quais?

As características do solo permitem outros tipos de cultura?

Seria viável trabalhar outro produto na entressafra?

O quanto é viável e lucrativo arrendar um talhão para produzir outras culturas?

O clima da minha região permite este tipo de cultura?


Fazendo essa análise e um planejamento a partir dessas respostas, você terá muito mais certeza do que produzir. Além disso, se prepara financeiramente para investir e ainda passa a averiguar como comercializar esses novos produtos.


>> Saiba porque é vantajoso investir no campo



2 - Invista em capacitação profissional


A busca por profissionalização dos produtores rurais têm aumentado muito. Isso se deve à procura por novas estratégias de cultivo, venda e divulgação de seus produtos.


Além disso, filhos, sobrinhos e netos, têm buscado especializado em agronomia, agronegócio e até mesmo administração. Assim, esses jovens se mantém no campo e conseguem trazer inovação, tecnologia e muito mais rentabilidade para as lavouras.


Além do estudo trazer ainda mais rentabilidade para o produtor, a profissionalização ainda proporciona maior sustentabilidade para o campo.


Isso acontece por meio da adoção de novas técnicas de cultivo mais eficazes, trazendo a melhora nos produtos e ainda economia.


Atualmente, existem diversos cursos técnicos, sejam presenciais ou a distância, que trazem aspectos importantes para o aumento da produção no campo e sustentabilidade.


Os principais canais hoje são o SEBRAE e SENAC. Normalmente os cursos são gratuitos e tem um curto tempo de duração.


>> Descubra oportunidades de investimento no campo



3 - Faça parcerias estratégicas


O mundo do empreendedorismo é movido por boas parcerias. E no campo isso não é diferente.


Boas parcerias estratégicas podem trazer grandes resultados para o produtor rural. Para isso, é necessário entender os objetivos de seu negócio, quais clientes quer atingir e quem pode ser um bom parceiro neste momento.


Um dos grandes aliados que ajudam no crescimento dos agricultores, são as cooperativas. Afinal, elas são responsáveis por abrir portas para novos negócios, fornecer capacitação, tem assistência técnica e ainda dão acesso facilitado ao crédito rural.


Participando de cooperativas, você também tem acesso na participação de feiras e eventos do ramo. Isso abre portas para fazer novos contatos, conhecer novos fornecedores e possíveis clientes. Muitas vezes, dessas feiras surgem boas propostas de negócio, facilitando muito o processo da busca de parcerias.



4 - Use ferramentas de gestão para o campo


Como vimos no começo do texto, o agronegócio é uma das principais economias do país. E, seu crescimento se deve muito ao uso da tecnologia no campo, para a melhor gestão da safra, dos insumos, equipamentos, máquinas e até controle financeiro.


Atualmente já vemos maquinários modernos, que facilitam e otimizam o processo de produção e colheita. Além disso, os equipamentos também são mais econômicos e ajudam também no controle do uso de insumos e combustível.


Existem também, ferramentas de gestão que ajudam a controlar o que é produzido em cada talhão, qual foi a quantidade plantada, a marca das sementes usadas naquele espaço. Ao mesmo tempo, você consegue deixar arquivado o que foi produzido em cada talhão. Assim, com esse histórico, fica mais fácil fazer o rodízio de culturas e analisar melhor o que plantar na entressafra.


Alguns programas, também ajudam a fazer um controle de estoque, financeiro e vendas. Isso, traz uma maior visão dos gastos e ganhos da empresa. Sendo assim, também é possível fazer projeções de faturamento por período, além de contas a pagar.


No controle de estoque é possível acompanhar as entradas e saídas de mercadoria, assim como o que será necessário comprar para manter as lavouras funcionando.


Com a informatização e automatização de rotinas burocráticas, o produtor rural passa a ter muito mais tempo para pensar em novas estratégias de negócio, parceria, busca por bons créditos rurais e muito mais.


A tecnologia veio para o campo para trazer mais simplicidade para os processos, aumento da produtividade, redução de custos operacionais. Como consequência, o produtor passa a ter mais lucro.


Viu só? Existem diversas formas de trazer maior produtividade e lucro na produção rural. É sempre importante estar atento ao mercado, as possibilidades de parcerias e também tecnologias que ajudam no plantio e seu controle.


O campo tem diversos meios de se reinventar e atender às necessidades dos clientes. Estes que estão cada vez mais em busca de produtos saudáveis e de qualidade.




Estrada Coronel Cardosos s/n°

Conservatória/Valença- Rio de Janeiro

Siga-nos

 

  • Face Fazenda São Fernando
  • Instagram FSF
  • apple-touch-icon
  • @fazsao_fernando
  • Branca Ícone LinkedIn

Menu

Receba as nossas novidades

  • Facebook FSF
  • Instagram FSF
  • @fazsao_fernando
  • Branca Ícone LinkedIn